sábado, 11 de fevereiro de 2012

A importância de um rascunho para o projeto de pesquisa

O arquivo-rascunho é um espaço para se ir digitando as primeiras anotações do pesquisador decorrentes de consultas a livros, jornais, revistas ou de acessos "a sites" .

Vejamos o que podemos fazer no arquivo-rascunho do nosso projeto de pesquisa:


1- Escrever à vontade, e sem preocupações de forma, como lhe veio a ideia que quer pesquisar, começando a pensar em esboçar em que contexto, ou assunto, maior essa ideia -que chamamos na primeira postagem de ideia-perspectiva- pode ser situada.

2- Tentar escrever sobre como essa ideia tem possibilidades de ser conhecida melhor, ou seja, como também dissemos na primeira postagem, testar seu potencial para ser pesquisada.

3- Também tentar, continuando o que foi sugerido no item 2, discernir nessa ideia, uma vez situada em contexto ou situação geral, como é que ela poderia ser um tema de pesquisa, ou seja mais do que só uma ideia procurar defini-la, por exemplo, num título do seu projeto. Tente vários títulos sem receio. Isso é um exercício que, mais do que parece, pode ajudar a você a partir de uma ideia chegar a um tema de pesquisa.

4- Comece, depois de ensaiar títulos para seu trabalho de pesquisa, a digitar o que se poderia saber mais sobre essa ideia e possível tema ( também conhecido como tópico específico por não ser um tópico, ou assunto geral). Esse momento é importante, pois se pode estabelecer algumas noções do que se pode começar a pesquisar.

4- Ao começar a pensar sobre o que se pode saber mais é bom procurar se informa onde se pode ter mais informações sobre o asunto geral ou tema( tópico específico).

Aqui abrimos um parênteses para distinguir informação de conhecimento. A primeira é algo que se consegue mais facilmente, um dado ou enunciado mais ou menos rápido. Já o conhecimento é bem mais elaborado, consiste de certa análise ou resultado dessa. o Conhecimento é um processo de aprendizado, de reflexão.

Fechando o parênteses, e aproveitando-se da opportunidade, devemos começar a pensar sobre um projeto de pesquisa não ser, em absoluta, uma mera busca de informação como a que se consegue acessando um site. Não. Um projeto de pesquisa é um processo de leitura, escrita sobre o que se quer saber mais a respeito. Não somente saber mais informações, mas procurar construir um conhecimento.

A diferença? Uma coisa é saber sobre programas de um determinado departamento ou orgão, tanto do governo como de outra instituição, outra é saber, por exemplo, quais são os fundamentos sobre os quais esses programas se apoiam, as razões desses fundamentos e como esses orientam a política e a prática da aplicação daqueles.

Um processo de conhecimento, então, não é só um acúmulo de informação e sim um processo de reflexão, inclusive sobre informações que se tenha de determinado tema.

Fácil? Nada, nada.

Então, ao invés de ficarmos nos reflerindo a " processo de criação de conhecimento" como se fosse meramente uma expressão clichê, tratemos de procurar sugerir procedimentos, ainda no rascunho do projeto, que podem levar o pesquisador a começar a praticar efetivamente esse processo reflexivo.

Falemos um pouco de fichamento.

Geralmente é ujma prática de anotar em fichas o que se leu e se achou importante. POde ser uma transcrição, uma cópia, literal do que se leu como pode ser um resumo nas palavras próprias de quem está lendo. São dois procediomentos indicados. O primeiro tem a vantagem de trazer integralmente um trecho de um texto, o que pode tornar a ideia contida mais elaborada. Mas tem o incoveniente de, pelo mesmo motivo citado anteriormente, e por fazer parte de um texto maior de onde é destacado, poder não ter a compreensão ativa, mesmo que talvez menos perfeita na forma, do leitor. E a compreensão do leitor é muito importante, pois ela pode expresar até mesmo uma outra compreensão, compreensão que pode despertar, em determinado momento, um caminho que o leitor poderá explorar posteriormente.

Então, recomenda-se critérios. Tanto um como outro procedimento deve ser adotado a partir do que o pesquisador considere verdadeiramente importante para o rascunho de seu projeto

Mas falamos em fichamento e não abordamos a importância desse para o início de elaboração de um projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário